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Assunto: Flashback da semana - Castle Wolfeinstein Seg Dez 28, 2009 11:18 am
Data de Lancamento - 1981 Desenvolvido por : Muse Software Publicado por : Muse Software Género - Espionagem Tipo - Acção Plataformas - Apple II; DOS; Atari 8-bits; Commodore 64
Castle Wolfenstein é um jogo desenvolvido em 1981 pela Muse Software para a Apple II. Sendo transferido mais tarde para o DOS, Atari 8-bit e Commodore 64, este foi o primeiro jogo a trazer vozes digitalizadas e também um dos primeiros FPS.
O seu criador, Silas Warner (1949–2004), é um dos empregados originais da Muse. Além de desenvolver o jogo ele também criou o motor de som, chamado "The Voice", e o motor do jogo.
Este jogo é em 2D, sendo por isso chamado por muitos de "Wolfenstein 2D". A perspectiva da fase é vista de cima para baixo, porém As personagens são vistas na vertical.
No jogo os principais objetivos são percorrer os níveis do Castelo Wolfenstein, onde o jogador começa preso, para encontrar planos de guerra secretos e escapar vivo.
Possui dois tipos de armas, uma pistola e granadas, estas quebram paredes, mas, se o jogador estiver muito perto, elas o matarão. Há a possibilidade de revistar corpos e até mesmo render guardas, em busca de munições, chaves e coletes à prova de balas, e abrir baús espalhados pelas salas, para encontrar munições, comida, medalhas e coletes.
Outra característica inovadora é a possibilidade de guardar o jogo e um sistema de ranks, no qual o jogador vai evoluindo à medida que progride no jogo.
Este jogo ficou envolvido em muita polémica, pois os nossos inimigos são nazis.
Um grande jogo e com certeza um clássico dos videojogos, pois várias versões foram lancadas como por exemplo o Return to Castle Wolfeinstein, o mais antigo Wolfeinstein 3D e o ainda mais antigo Beyond Castle Wolfeinstein